novembro 16, 2008

Distância Transaccional

No âmbito da EaD, a definição da Distância Transaccional ideal é fundamental para que o nível dos cursos oferecidos cumpra o mínimo de qualidade, estruturação, diálogo e autonomia. Esta Distância, além da distância espacio/temporal que, na EaD, separa o professor dos estudantes é uma distância pedagógica e/ou dialógica. Três aspectos, diálogo, estrutura e também a autonomia do estudante que, segundo Moore, definem a Distância Transaccional foram dissecados de forma a definir e compreender os moldes em que se processavam os relacionamentos e as respostas dos estudantes cujas aulas eram à distância. O objectivo prioritário no planeamento da implementação de cursos à distância é o equilíbrio entre o diálogo, estrutura e autonomia do aluno. Ainda na perspectiva de Moore, a distância transaccional seria mais curta quanto maior fosse o diálogo instrutor/estudantes e maior quanto menor fosse o envolvimento/compromisso do aluno (maior estrutura e perda de autonomia do estudante sobre a sua própria aprendizagem). Em 1994, Saba e Shearer através de um modelo dinâmico – modelo em que a distância transaccional aumentava quando aumentavam os diálogos e diminuía quando a estrutura era maior – concluíram que o conceito em apreço é directamente proporcional ao diálogo e inversamente proporcional à estrutura. Contudo, trabalhos realizados por Swan e al (2001) vieram demonstrar que a estrutura é um elemento importante na participação dos estudantes e a discussão/diálogo entre professor e pares sobre os conteúdos do curso permitem abrir oportunidades cognitivas e sociais, conduzindo a uma menor distância transaccional.
Distancia Transacional
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Actualmente existem diversos recursos e ferramentas que facilitam e incrementam os três variáveis supra, a saber, chats, fóruns, etc., a nível do diálogo; descrição online do curso, testes online, fórum flexível … na estrutura e fóruns, agenda pessoal, ferramentas cognitivas, etc., na autonomia do aluno. Daqui conclui-se que a Distância Transaccional depende tanto dos moldes e organização do curso como da tecnologia disponível que, também, determinam a natureza, grau e nível do diálogo e a própria estrutura. De acordo com o Dr. António Quintas-Mendes, professor da unidade curricular Educação e Internet do 2.º ano da Licenciatura em Educação da UAb, “A teoria da distância transaccional postula que, para todas as actividades educativas, a distância é um fenómeno pedagógico, psicológico e comunicacional em vez de ser apenas um fenómeno físico. Isto implica que o que é interessante para os que estão implicados numa relação educacional não é a separação física ou temporal, mas a relação da comunicação/interacção com a estrutura e organização do curso.” Facilitar/possibilitar a construção de conhecimento, além de fornecer conteúdos e emitir diplomas é, também, toda a “máquina” de planear, implementar e concretizar o projecto educativo, que, inevitavelmente envolve interacções/relações interpessoais e dos indivíduos com os próprios conteúdos. Assim, o ensino/aprendizagem a distância, no que concerne aos conteúdos terá, sempre, que considerar a distância professor/aluno. Todas as etapas, instruções fornecidas, actividades propostas, feedback, entre outras, são indispensáveis, quando claras e atempadamente fornecidas, para a construção do conhecimento e, todas elas, obrigam a uma planificação e a um timing meticulosos, no entanto flexíveis, de forma a privilegiar e incitar à participação dos estudantes o envolvimento dos estudantes. É, pelo exposto, irrefutável a supremacia do elemento comunicação que em parceria com a preocupação sobre os diferentes estilos de aprendizagem, logo com a estruturação e formas dos conteúdos a ministrar, incidem, influenciando a autonomia, motivação e participação de cada um e, portanto, definindo a Distância Transaccional.

Gerações de EaD - adaptação da 1ª parte do e-fólio A de Educação Aberta e a Distância

Apesar do boom da Educação a Distância se ter dado na década de 90, de acordo com Sherron e Boettcher (1997), o ensino a distância havia já atravessado quatro gerações. No entanto, e como nos diz James C. Taylor, hoje falamos já da 5.ª geração. A 4.ª geração ficou marcada pela aprendizagem flexível ao passo que a 5.ª é determinada pela aprendizagem flexível inteligente que, por sua vez, vem fomentar uma muito maior interacção entre todos os envolvidos – professor, aluno, tutor, monitor… - possibilitando o feedback e, ao aluno, a gestão da sua aprendizagem, ao seu ritmo e de acordo com o seu tempo/espaço. Segundo Moran (2002), a EaD é descrita como uma forma de ensino/APRENDIZAGEM, de transmissão/aquisição de saberes com recurso a tecnologias por parte de professores e alunos que se encontram separados/desfasados temporal e/ou espacialmente. Devido à convergência e combinação entre as tecnologias existentes e emergentes, a Educação presencial e a EaD atravessam uma fase de transição e de profundas mudanças: o conceito de mobilidade tem-se modificado, permitindo a realização de actividades sem se ir para um espaço/lugar determinado; o conceito de ensino/aprendizagem localizado e temporário está a perder terreno. Aprendemos on e off line, juntos ou separados, ao mesmo tempo e em vários lugares. A EaD, antes uma actividade solitária, com as redes e a comunicação instantânea, possibilita a criação de grupos de aprendizagem verificando-se, alternadamente, a aprendizagem individual e a grupal. Pelo exposto e tendo em conta as diferentes perspectivas relativamente às várias gerações da EaD defendidas por vários autores, considero que o conceito de EaD de Moran abrange: O ensino online, utilização da internet, materiais de estudo e trabalho, bem como ferramentas de comunicação online (5ª geração) ; a educação em rede, uso de computadores em rede, correio electrónico, conferência através do computador, interacção entre alunos (grupal) e entre alunos/professor e, segundo Santos (2000), os serviços telemáticos, “(…) utilização dos sistemas de comunicação bidireccional entre professores e alunos, aproveitando as capacidades da imagem, do som e do movimento para a transmissão de conhecimentos e para a introdução de ferramentas que possibilitam maior interacção e flexibilidade de estudo.” (3ª geração); o modelo de aprendizagem flexível no qual se verifica uma maior variedade de recursos e possibilidades interactivas veiculados pela internet (4ª geração) . Não podendo deixar de concordar com José Manuel Moran (2002) “As tecnologias interactivas (…) vêm evidenciando, na educação a distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação: a interacção e a interlocução entre todos os que estão envolvidos (…)”. A EaD tem possibilitado o ensino menos individualista criando um equilíbrio entre flexibilidade e interacção, ao passo que a educação presencial tem adoptado tecnologias, metodologias, etc., até então características da EaD. Temos, portanto, testemunhado uma transição progressiva do presencial para o semi-presencial; uma virtualização gradual dos processos pedagógicos; novas formas educativas menos impessoais; valorização do estarmos juntos, embora fisicamente distantes, mas ligados através das múltiplas tecnologias da comunicação (a)síncrona, adequando os períodos de trabalho individual com o grupal; o surgir de “Comunidades Virtuais e E-learning” onde, conforme nos diz Santos (2000) “(…) os meios referidos (…) se tornaram mais interactivos, mais fáceis de utilizar (…) acesso mais generalizado, permitindo maior flexibilidade temporal e espacial.” Um conceito que, também, se tem vulgarizado é o blended learning. O ensino/aprendizagem, mesmo o dito tradicional, alternará entre momentos presenciais e outros não presenciais e “Teremos aulas a distancia com possibilidade de interacção online (ao vivo) e aulas presenciais com interacção a distancia.” (Moran, 2002). A figura do professor deixa de ser o centro da informação passando a mediador, tutor, mobilizador, facilitador… e o aluno protagoniza a aprendizagem colaborativa, assume a construção do seu conhecimento bem como duma inteligência cada vez mais colectiva. No futuro não se falará “(…) em cursos presenciais e à distância… serão … flexíveis no tempo, no espaço… na avaliação… não se falará de “e-learning”, mas de “learning” … aprendizagem.” Moran (2005) e nova geração nascerá!

Referências consultadas:

Moran, José Manuel, (2002), O que é educação a distancia, Rio de Janeiro www.eca.usp.br/prof/moran http://www.administradores.com.br/artigos/ensino_a_distancia_surgimento_de_uma_nova_perspectiva_educaional/13826/

Professor na EaD - Interacções e papéis - Presença e Próximidade

A presença do professor é fundamental para o sucesso dos estudantes! Para ter a percepção dessa importância, devemos distinguir dois conceitos, a saber: presença e proximidade. A primeira encontra-se e define-se em três situações - concepção e organização educacional, facilitação do discurso e instrução directa. A segunda, a proximidade, relaciona-se, obviamente, com a presença, a presença do professor e define-se pelos “(…) comportamentos de ensino que promovem a aproximação ao outro e a interacção não verbal com o outro.” (Larose e Whitten,2000). Assim, a proximidade é factor motivador da motivação dos estudantes, repercutindo-se na aprendizagem social e cognitiva. No ensino presencial e na óptica de Larose e Whitten, os comportamentos de ensino são: Reconhecimento/Posição; Realces do status; Aprovação social e Interesse social. Estes comportamentos, não raramente, são imperceptíveis em ambientes online. “(…) é necessária uma integração mais forte das características da proximidade com o conteúdo da lição.” Larose e Whitten (2000). Por outro lado, temos o professor online, cujas tarefas se revelam óbvias - «Construir os materiais do curso, interagir com os estudantes e dar-lhes feedback, avaliar o trabalho do estudante, são tarefas óbvias para o professor online» - embora não se possa dizer o mesmo relativamente à sua prática - “o papel do professor é particularmente problemático” - (Wallace, 2003). Esta perspectiva torna-se clara se ponderarmos acerca do desempenho do professor, i.e., a performance daquele pode (e deve, a meu ver) condicionar a efectivação do projecto/objectivos, previamente, estabelecidos, podendo, no caso de não ser eficiente e numa perspectiva negativa, anular a relevância dos conteúdos a leccionar e a reter comprometendo, dessa forma, o trajecto e sucesso do estudante. Para este (e-)estudante, apesar de autónomo e independente (em alguns aspectos), é fundamental o papel de facilitador na compreensão dos conteúdos, de realização e satisfação, bem como, o papel de instigador à participação e intervenção desempenhado pelo professor. O professor faz a ponte, liga a função social à assistência à aprendizagem (Offir e Lev, 2000). Não obstante o supra mencionado, a influência e repercussão da acção docente no resultado final da aprendizagem online, não estão, de facto, comprovadas. No entanto, é, obviamente, importante os incentivos sociais e de status fomentados pelos comportamentos de proximidade estarem intimamente associados aos conteúdos da aula Salmon (2000). O professor abandona o seu papel tradicional, o da instrução, e passa a ser um moderador, e-moderador, que concentra a sua acção na estimulação, orientação e motivação para a aprendizagem dos alunos e para que esta não seja uma mera transmissão de conhecimentos. Segundo Salmon (2000), esta nova atitude processa-se de acordo com as seguintes fases/etapas:
@ Acesso e motivação;
@ Socialização online;
@ Troca de informação;
@ Construção de conhecimentos;
@ Desenvolvimento.
Wallace, Raven M., Aprendizagem Online na Educação Superior: Uma Revisão da Investigação Sobre Interacções Entre Professores e Estudantes, (2003)
Papel Professor
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