Actualmente existem diversos recursos e ferramentas que facilitam e incrementam os três variáveis supra, a saber, chats, fóruns, etc., a nível do diálogo; descrição online do curso, testes online, fórum flexível … na estrutura e fóruns, agenda pessoal, ferramentas cognitivas, etc., na autonomia do aluno. Daqui conclui-se que a Distância Transaccional depende tanto dos moldes e organização do curso como da tecnologia disponível que, também, determinam a natureza, grau e nível do diálogo e a própria estrutura. De acordo com o Dr. António Quintas-Mendes, professor da unidade curricular Educação e Internet do 2.º ano da Licenciatura em Educação da UAb, “A teoria da distância transaccional postula que, para todas as actividades educativas, a distância é um fenómeno pedagógico, psicológico e comunicacional em vez de ser apenas um fenómeno físico. Isto implica que o que é interessante para os que estão implicados numa relação educacional não é a separação física ou temporal, mas a relação da comunicação/interacção com a estrutura e organização do curso.” Facilitar/possibilitar a construção de conhecimento, além de fornecer conteúdos e emitir diplomas é, também, toda a “máquina” de planear, implementar e concretizar o projecto educativo, que, inevitavelmente envolve interacções/relações interpessoais e dos indivíduos com os próprios conteúdos. Assim, o ensino/aprendizagem a distância, no que concerne aos conteúdos terá, sempre, que considerar a distância professor/aluno. Todas as etapas, instruções fornecidas, actividades propostas, feedback, entre outras, são indispensáveis, quando claras e atempadamente fornecidas, para a construção do conhecimento e, todas elas, obrigam a uma planificação e a um timing meticulosos, no entanto flexíveis, de forma a privilegiar e incitar à participação dos estudantes o envolvimento dos estudantes. É, pelo exposto, irrefutável a supremacia do elemento comunicação que em parceria com a preocupação sobre os diferentes estilos de aprendizagem, logo com a estruturação e formas dos conteúdos a ministrar, incidem, influenciando a autonomia, motivação e participação de cada um e, portanto, definindo a Distância Transaccional.
Grande Angular - Novembro!
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